terça-feira, 29 de julho de 2008

Lucro na degola

por Vilauba Herrera

Não falo sobre assuntos esportivos no blog, esta é uma pequena exceção.

Depois do Corinthians, é a vez da diretoria do Santos usar a má fase do time para explorar o bolso da torcida. Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o clube lançou a camisa "Santos é o time da virada". Segundo o presidente Marcelo Teixeira, no cargo desde 2000, "esta será uma forma de aproximá-los (torcedores) da equipe profissional."
Talvez o dinheiro da venda das camisetas seja para pagar o salário de Quiñonez, Apodi, Fabiano Eller, Tripodi ....
A paixão sempre foi aliada do marketing, mas usar o desespero é novidade (para mim).

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Já?

por Vilauba Herrera


Já deu bom dia ao seus... dias?

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Mercearia

por Vilauba Herrera



A porta abre rapidamente, mas fecha devagar.

- Bom dia.
- Bom dia, posso ajudar.
- Sim, vim para as compras do mês. Estou faminta.
- Estou a suas ordens.
- Eu queria meio quilo de coerência, dois de confiança e quatro quilos de carinho.
- Sei...
- Não sou muito disso, mas estou numa fase meio assim...
- ...pronto, está aqui, só isso?
- Não, imagina. Preciso de duas travessas de perspectivas, um pedaço de futuro e duas fatias de bom senso.
- Olha, eu só tenho uma fatia de bom senso, mas tem bom humor, quer?
- Serve, me dá três fatias. Com isso, acho que dá pra fazer alguma coisa.
- Você tem equilíbrio?
- Só um maço. tem saído muito nos últimos dias.
- Mas tá bonito?
- Tá sim.
- Então eu quero.
- Deixa eu ver....tem malícia e medo? Mas daqueles menos concentrados, em frascos menores. Sou um pouco alérgica, mas é bom ter em casa, né?
- Claro. Esse tá bom?
- Obrigada. Acho que é isso.
- Tudo dá....
- Calma... você tem alguns pacotes de Paixão e um litro de paciência, se chegar sem isso, será um horror.
- Putz.... eu tinha, mas acabou.... eu tenho amor sobrando.
- Não quero, a última vez que comprei, mofou.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Concorrência desleal

por Vilauba Herrera

O fantasma reacionário voltou e com força total. Nada mais perverso do que a mídia para financiar a alienação, a ignorância e a violência.
Desde a morte do velho Azul Marinho, em 2003, a Globo, chefiada pelos filhos do hômi, iniciaram um lenta e gradual abertura de idéias, diversificação de programas e investimento em produções culturais e não tanto comerciais e de baixo nível. Não, a Globo não virou uma TV educativa e está há "milanos" disso. Não esqueci das novelas, do Faustão, do Bonner, da Fátima, do Galvão...etc. Repito, uma lenta e gradual abertura, assim como eles defenderam há 29 anos atrás.
Cito alguns artigos sobre a legalização das drogas no jornal O Globo, entrevistas pertinentes na revista Época ( com a ex-juíza Maria Lúcia Karam e com o escritor Misha Glenny ) e produções como Hoje é dia de Maria e afins.
Porém, cinco anos depois, "tudo" vem abaixo. Com o crescimento da Record, que chupou as idéias globais da década de 80 e 90, refazendo novelas toscas, jornalismo sensacionalista e programas de auditório bizarros (piores que os do Silvio), a emissora carioca mudou novamente sua postura.
Ao invés de usar seu poder para elevar o nível do diálogo com o público (santa ingenuidade, Batman!!), a Globo volta a apelar para absurdos no intuito de fazer a população pobre mudar de canal ( 5, 5, aperta o 5).
Palhaçadas como a briga por audiência no caso Isabella+Janela. As milhares de entrevistas exclusivas como promotores e advogados, que especulavam situações muito antes das investigações acontecerem. os jornais instigando a população a sair de suas casas para ficar parada na frente da delegacia, xingando os acusados e aparecendo nas câmeras.
A nova bizarrice global foi o reality show de um moleque idiota inglês, apresentado pelo Fantástico. No Venenodubem, o comentário sobre o programa, sim, está fantástico.

Lembrando que emissoras de rádio e TV são concessões públicas!!!! Ninguém precisa assistir qualquer porcaria ou simplesmente desligar a televisão. Criticar e buscar melhorias na programação não é censura. Isso é papo de "dono"de emissora e publicitário.
O compromisso das emissoras é cada vez mais descarado pelo lucro e não pela informação bem transmitida.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Ahaaaaaaa....(novidade)

por Vilauba Herrera

"Uma aeronave (norte) americana monitorou o espaço aéreo da região onde Ingrid Betancourt foi resgatada para garantir a segurança da operação. A informação foi confirmada pelo subsecretário de Estado dos EUA Thomas Shannon, que visita o Brasil após se encontrar com o presidente colombiano Álvaro Uribe, em Bogotá, na terça-feira", afirma a matéria da revista Época.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

No pain No game

por Vilauba Herrera


Depois de 6 anos presa na selva pelas Farc, Ingrid Betancourt foi libertada em ação do exército colombiano. Na ação, que libertou mais 15 reféns, não houve violência. Os soldados, que há alguns meses invadiu o território do Equador, usaram toda diplomacia e após uma conversa amigável, conseguiu a liberação da ex-senadora e ex-candidata a presidente da Colômbia.
Mas a rádio Suíça Romanda (RSR) afirmou que na verdade, o negócio foi outro. Betancourt e os 15 reféns valeram 20 milhões de dólares para as Farc.


"Os 15 reféns foram comprados na realidade a preço alto. Depois disso toda a operação foi uma encenação", afirmou a rádio pública. A RSR cita uma "fonte ligada aos acontecimentos, confiável e testada em reiteradas ocasiões nos últimos anos". A rádio acrescentou que os EUA estiveram na "origem da transação". Novidade.


A versão suiça ganha força quando vemos Betancourt, que ficou 6 anos sem contato com a família, sem ver amigos, fazendo dircursos ao lado do presidente Álvaro Uribe e ganhando beijinhos do presidente francês Nicolas Sarkozy. Pô, foram 20 milhas, o que são algumas palavras de apoio à segunda reeleição do presidente colombiano. Quem sabe, não sobra uma vaga de vice ou um acordo para substituí-lo depois. Político gosta é de política, o resto é bobagem.
ps: A estratégia de marketing foi cara, mas não tenho dúvidas que irá funcionar. Além de Kofi Annan, Betancourt, Uribe, Sarkozy e até o Bush deveriam fazer palestra no Congresso de Publicidade (texto abaixo)

quinta-feira, 3 de julho de 2008

O Marketing da liberdade

por Vilauba Herrera

O IV Congresso Brasileiro de Publicidade, que acontecerá de 14 a 16 de julho, terá o tema Criando o Futuro. O evento será no único World Trade Center que ainda está de pé... em São Paulo.
A primeira palestra será feita por Kofi Annan , ex-secretário-geral das Nações Unidas (1997-2006) e Nobel da Paz de 2001. A celebridade falará sobre a importância da liberdade nos tempos atuais.
-Liberdade para fazer propagandas sedutoras de cigarros e bebidas alcólicas
- Liberdade para os patrões ganharem mais e mais e mais
- Liberdade para monopolizar a informação e a comunicação
-Liberdade para aumentar cada vez mais o consumo de parte da população
- Liberdade para aumentar o abismo entre ricos e pobres
e para finalizar, o assunto que Annan domina como ninguém:
- Liberdade para deixar os EUA atacar e destruir o Afeganistão e o Iraque, mesmo sendo o todo poderoso da ONU
Annan ainda comandará um workshop:
- Como administrar uma grande e inútil instituição (ONU) e receber bilhões de dólares por ano

obs: Quase equeci de citar os patrocinadores do Congresso. Globo, Terra, Record, Abril, RBS (ops, olha a Globo novamente), Bandeirantes, SBT e Elemidia (Maior empresa de mídia digital out-of-home [?] da América Latina).

É muita democracia em um evento só!