quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Chegou chegando?

por Vilauba Herrera

E o homem chegou já fazendo um certo barulho.

Vamos ver se ele segue com ruídos assim: segundo passo, retirar as tropas do Afeganistão, terceiro passo, tirar o exército e os burocratas do Iraque, quarto passo, retirar as bases estadunidenses de territórios não estadunidenses, quinto passo, legalização das drogas.

sábado, 17 de janeiro de 2009

O massacre ainda não cessou

por Vilauba Herrera

Em uma discussão com um leitor do blog, fiz minhas críticas a Israel, sua violência, seu preconceito e sua covardia. Em dado momento, o leitor citou o meu "anti-semitismo" e as manifestações da imprensa, favoráveis ao povo palestino, unido aos "terroristas" do Hamas. Achei que isso não aconteceria, fui ingênuo. Acreditava que, após tantas demonstrações de agressividade e desrespeito às leis da ONU, a pecha de vítima já não caberia mais ao estado judeu.
Bom, aconteceu. E apesar de hoje (sábado) ser o dia de repouso espiritual para os judeus, as bombas continuam caindo em gaza.

Para os ingênuos e os que estão em cima do muro, sugiro o texto de Norman Filkenstein.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Dia quente

por Vilauba Herrera

Porta aberta, tênis molhado por fora e dentro
A novela acabou com um final feliz nacional.
Mobilização da massa pros lados e pro centro
A Flora morta no final. Fez do bem um ritual violento? Não pense, te cales! Deixa isso na mesa e veja mais um caminho, como um tipo de sobremesa. Saboreie com carinho e devoção, tem o gosto doce da compreensão, a trilha sonora
romântica da nossa adequação.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Notas sobre o outro massacre judeu


por Vilauba Herrera


A invasão e massacre do estado Israelense sobre o povo palestino me lembrou um episódio do South Park.

No desenho escrachado, os chineses (creio) invadem os EUA e sempre alegando que são uns coitados com o pau pequeno, iniciam uma dominação dos meios de produção ianques.

Na cobertura da grande ( e comprada) mídia sobre o conflito, as primeiras frases sempre possuem "na ofensiva para eliminar os extremistas do Hamas", mas esquecem que a cada dia de tentativa, matam centenas de pessoas, que já vivem em condições subumanas (eita português!!).


******


O massacre também me lembrou uma reportagem que li´há alguns anos, feita pelo judeu Caio Blinder (acho) com outro judeu , o professor Norman Finkelstein. naquela entrevista, Finkelstein divulgava o livro "A indústria do Holocausto", polêmico, mas fundamental publicação para quem quer saber o outro lado da história. E não é o lado nazista, já aviso aos revoltados.


Um trecho do livro


"...as atrocidades nazistas transformaram-se num mito americano que serve aos interesses da elite judaica, sendo que nesse sentido, o holocausto transformou-se em Holocausto (com h maiúsculo), ou seja, numa indústria que exibe como vítimas o grupo étnico mais bem sucedido dos Estados Unidos e apresenta como indefeso um país como Israel, uma das maiores potências militares do mundo, que oprime os não judeus em seu território e em áreas de influência".


quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Quem teve a idéia



Quem teve a idéia
de cortar o tempo em fatias
a que se deu o nome de ANO
foi um indivíduo genial,
industrializou a esperança,
fazendo-a funcionar
no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação
e tudo começa outra vez, com outro número
e outra vontade de acreditar
que daqui por diante vai ser diferente.


(Carlos Drummond de Andrade)
foto: Dubem