domingo, 28 de junho de 2009

Ben Harper rockeiro


O texto já saiu na revista da hora faz um tempo, mas aqui vai.


Os últimos anos foram dedicados ao folk, ao gospel e a surf music, que lhe consagraram no mundo da música pop. Dessa vez não. Perto dos 40 anos, Ben Harper deixa as baladas com cheiro de maresia de lado e lança "White Lies For Dark Times", onde o rock and roll fala muito mais alto.

Ao lado da banda Relentless 7, com quem trabalhou em "Both Sides of the Gun", de 2006, o californiano volta a exigir mais de sua slide guitar. As letras mantém o engajamento e suas impressões sobre a cultura negra, mas com o peso e velocidade que o estilo pede.

Dedicado, o cantor e compositor californiano explora a potência da voz nas variadas vertentes do rock clássico, do qual é assumidamente fiel. Em "Number With No Name", Harper transborda melanina em um rock cheio de blues. Logo depois emenda com "Up To You Now", um grunge como aqueles que seu amigo Eddie Vedder costumava fazer no Pearl Jam. Com uma bateria marcante e melodia pegajosa, "Shimmer And Shine" remete ao começo da carreira do artista. Tem tudo para virar hit. O ritmo cai em "Skin Thin" e "Faithfully Remain", mas Harper se recupera na maliciosa "Lay There & Hate Me", que vai aos anos 70, bem na pegada Rolling Stones.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Bom senso além do 420

O México olha para frente, mesmo tendo os EUA cheirando seu cangote. E o Brasil?

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sessão corneta

É preguiça, rabo preso, cansaço, ideologia ou incompetência?

- O Senado descamba de vez para uma corrupção grotesca e deslavada em todas as hierarquias, o assunto está na boca do povo (ou não) e a matéria diz que técnicos do próprio Senado realizaram averiguação e que as contas são legais. Por mais que isso seja verdadeiro, não soa estranho?

- A única pessoa que vê a avaliação dos técnicos é um senador. O cara avalia tudo sozinho, só ele vê? Não existe ao menos uma equipe, outras pessoas que apreciaram o estudo?

- Os técnicos dizem que as contas estavam previstas por lei, na constituição. E porque é lei não soa estranho o Senado, com um orçamento já extravagante, um dos maiores do mundo, precisarem de mais contas para gerir mais renda??

- Um raio x foi feito pela FGV na casa. Por que sempre a FGV? Não existem outras instituições capacitadas. A parceria não soa estranha?

segunda-feira, 22 de junho de 2009

de elite

foto: Alberto César Junior

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Parabéns Gilmar e comparsas

Palmas aos ministros do Supremo. É o que devem estar fazendo os caciques da ANJ (Associação Nacional dos Jornais). Sem o diploma, os donos da grande mídia poderão explorar ainda mais os funcionários da escrita. A mão de obra será bem maior, eles poderão baixar ainda mais os salários, os "benefícios", seus lucros serão ainda mais estupendos, a qualidade irá...

Segundo o idôneo Gilmar Mendes, relator do processo, "A formação específica em cursos de jornalismos não é meio idôneo para evitar eventuais riscos à coletividade ou danos a terceiros."

O ministro deve ter apontado essa crítica para as faculdades de Jornalismo de fundo de quintal. Aquelas que também incluem os cursos de Direito e Administração. Será que vamos ter nos próximos dias uma discussão sobre a necessidade do diploma para exercer a advocacia? Que eu saiba, as provas na faculdade de Direito são com consulta. É só comprar os livros.

Parabéns Supremo, por mais um passo dado para trás.

ps: Agora eu quero ver, ler, escutar os caciques da imprensa, os que colocam o nome nas matérias. Nada de empresários da mídia.

A rua e(é)duca

O mais engraçado da greve na USP é que os mesmos professores que pedem aumento de 16%, são os que dão entrevistas para a imprensa, dizendo que a crise esta aí e que não é aconselhável aos patrões, fazerem reajustes salariais aos seus funcionários.

O motivo da revolta é a entrada da PM depois de 30 anos? Perguntem para a vizinhança da USP o que eles achariam de a polícia invadir a casa deles de 30 em 30 anos. Pergunte para alguem do lado de fora da USP, o que ele acharia de receber um enquadro humilhante de 30 em 30 anos.

Não é concordar com a invasão dos samangos, gambés, coxinhas. Mas é um tanto ingênuo aumentar uma greve usando isso como motivo. Todos sabem que a polícia usa a reação de manifestantes para abusar de seu poder. Quem não sabe?

Deixem eles por ai, saiam todos do campus. Fechem as ruas. Se eles podem entrar, porque vocês não podem sair? Deixem eles com a reitora. Será ela a marcada por permitir a entrada da polícia em mais de 30 anos.

Aproveitem, intelectuais da academia, e olhem direito para São Paulo. Saiam de seus carros, façam passeatas, levem gente com vocês para fazer os seus ex-parceiros de piquetes, o governador e o presidente, olharem para a educação de forma real. A academia mudou, não é mais ela que só detém o saber (algum dia foi?).

Aproveitem para escutar os que estão chegando por ai. A realidade não se esqueceu dos antigos, mas não se deixou empoeirar. Só isso. Aproveitem para escutar a nova literatura (a litera rua)

Esse texto realmente não tem nenhuma novidade. O que estão esperando?

sexta-feira, 5 de junho de 2009