sábado, 18 de outubro de 2008

Caso Santo André

por Vilauba Herrera


"Os pais autorizaram a volta dela ao apartamento", disse o Adriano Jovenini,, comandante do Gate, sobre o retorno de N. ao local onde Lindemberg Alves matou E. (o coma é irreversível, disseram os médicos).

"Eu colocaria meu filho no lugar da amiga. Veja bem, é uma decisão de quem está la.", afirmou coronel Eduardo Félix, comandante do Batalhão de Choque da PM, que aproveitou para admitir que quantidade não é qualidade.
"Eu só peço que respeitem o profissionalismo e a capacidade de entendimento da equipe que está ali. É a que tem o maior volume de ocorrência do mundo."

"Quem tem condições de avaliar somos nós. Claro que algumas vezes não temos 100% do resultado desejado", rebateu o comandante do Gate, Adriano Jovenini, sobre as críticas ao trabalho feito em conjunto pelo Gate e PM.

Respostas muito simples para uma situação, segundo os próprios policiais, tão complexa.

Como um cara de 22 anos fica com uma arma na cabeça de uma menina de 15 anos, faz uma outra refém da mesma idade. Faz isso por cinco dias e no fim das contas, só ele sai ileso?

Eu não sou favorável a violência, atitudes bruscas, mas em uma situação como essa, como pessoas que se dizem preparadas, cometem uma série de erros gigantescos?

Em um país sério, o secretário de segurança (no caso, Ronaldo Marzagão) já estaria procurando outro emprego para pagar o advogado e enfrentar um monte de processos. Isso vale para os comandantes Felix e Jovenini, que se esconderiam no banco de reservas da polícia.

4 comentários:

Anônimo disse...

´Todo o caso é tremendamente chocante e eu acho que sabemos muito pouco para avaliar as culpas, só lmento muito que meninas de 15 anos estejam se envolvendo em um drama passional desse porte.
É triste, mesmo!

Moreno Bastos disse...

Concordo sobre o drama passional, Maith. Mas volto a dizer, colocar uma menina novamente na cena de um sequestro é um erro absurdo e não é preciso ser especialista para dizer isso. Sobre o que aconteceu depois, ainda será analisado. mas esse erro foi crasso. Isso já derrubaria qualquer chefe de polícia. Se uma pessoa de 15 anos não pode votar, muito menos participar de uma negociação como essa. É inadmissível, é uma irresponsabilidade.

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog. Ele é muito bom.

Parabéns!

Um abraço

Bernardo disse...

Num país sério se o verdadeiro assassino Lindemberg fosse morto pela polícia, esta não teria que ficar se desculpando aos "direitos humanos" nem respondendo processos por homicídio doloso como ocorre aqui. Que houve erros é inconteste, mas temos que começar a culpar mais os bandidos e menos nossa polícia.

Desculpe a veemência, achei o blog muito interessante.