quarta-feira, 8 de julho de 2009

O jornalismo ainda "pode acontecer"?




"Pode acontecer". Com essa frase via sms o jornal Lance estampou em sua capa a situação entre Muricy Ramalho e o Palmeiras. Nada mais íntimo, nada mais pobre.

O episódio resume bem o que vem acontecendo com o jornalismo através dos tempos. A falsa e mesmo assim perigosa intimidade entre os jornalistas e a notícia. Acho que não é preciso explicar o porque do perigo (para a imprensa), ou ninguém acha estranho o repórter em Brasília sair para tomar whiskie com um senador, um deputado...

A falsidade está do lado da notícia. Se esconder da mídia é um direito do ex-técnico do São Paulo e de qualquer um. Mas esmolar um "pode acontecer" é total desrespeito com aqueles que fazem o jornalismo, que tem o compromisso com seus leitores e com a ética e a importância da imprensa. É olhar para a mídia de cima, achando-se superior. A responsabilidade não é só da fonte ou da própria notícia, mas também da imprensa, mais precisamente dos Barões da comunicação, que renovaram (e desequilibraram) as redações, trocando dois de 40 por um de 20 e poucos. Piora ainda quando a sub-chefia (editores, pauteiros...) também são jovens, com pouca experiência para perceber, ou, na maioria das vezes, brigar pelos seus colegas e por melhores condições para a produção jornalística. São meros cumpridores de pautas, sem incentivo para buscar novas informações e olhar nos olhos da notícia, sem abaixar a cabeça.

Enquanto isso, vamos nos contentando com entrevistas via Twitter, sms, msn....cada vez mais intímos e ao mesmo tempo distantes da verdade jornalística.
desenho tirado do blog coffeeencigarettes

Um comentário:

Pedro disse...

A verdade é que infelizmente 95% dos jornalistas brasileiros são uns merdas.