terça-feira, 25 de maio de 2010

Parabéns, empresariado verde-amarelo

Hoje é comemorado o dia da Indústria no Brasil. Com a Fiesp de Paulo Skaf e tantos outros empresários e investidores, que tanto se dedicam ao desenvolvimento nacional, em polvorosa. Façamos uma pequena reflexão histórica. Claro, em ritmo de festa.

Entre 1950 e 1953, a Coréia viveu um período trágico. Empobrecido, o país passou por uma guerra entre EUA e aliados, contra a União Soviética e China. Ou seja, uma briga que nem era deles. Eram dos "libertadores".
Com mais de três milhões de mortos em três anos de conflito, a Coréia, dividida entre Norte e Sul, estava destroçada.

Quatro anos antes, em 1946, o Brasil de Getúlio Vargas inaugurava a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), até hoje, umas das maiores siderúrgicas do mundo. Era o Brasil entrando no mundo industrial com o pé forte. Bom, pelo menos, era para ser, mas....

Quase 60 anos depois, seguimos com a nossa indústria forte, preocupada com o progresso do país. E a Coréia, a do Sul?

Se ainda tem alguma dúvida, dê uma olhada pela sua casa ou pelas ruas e veja a quantidade de coisas daquele país que nós importamos ( Hyundai, Kia, Samsung e SsangYong...). De país destruído por uma guerra dos outros, a Coréia do Sul tornou-se um gigante econômico, que vende tecnologia ao mundo inteiro e que possui o melhor sistema de educação do planeta. Na década de 50, um em cada três coreanos era analfabeto. Hoje, oito em cada dez pessoas possui curso superior.

Parabéns Indústria brasileira, muito obrigado por tudo.

ps: ah, e a Coréia do Norte, o pessoal que gosta de nivelar por baixo vai perguntar. Bom, os dados sobre este país são pouco acessíveis. Mas, que eles deixam o império de cabelo em pé, eles deixam.