quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Futebol e Política

por Lucas Marchesini

Uma pesquisa interessante a ser feita pelo IBOPE, Datafolha ou IBGE seria a seguinte: Quanto por cento da população brasileira sabe que Renan foi absolvido hoje em um segundo processo de cassação? E quantos brasileiros sabem sobre o mensalão tucano? Finalmente, quantos dos entrevistados ouviram sobre o rebaixamento do Corinthians?

Praticamente todos saberiam que o segundo clube mais popular do Brasil foi para a segunda divisão nacional. Claro, a Globo fez uma grande reportagem e falou disso até no fantástico. A segunda absolvição do ex-presidente do senado não teve e não terá essa cobertura. Muito menos o mensalão tucano que já até fez ministro renunciar (Walfrido Mares Guias, relações Institucionais).

Os veículos de comunicação diriam que elas são vitimas do capitalismo. Procuram o lucro e o lucro vem com o ibope para televisões,em tiragem para jornais, etc... logo eles devem falar sobre o que o publico quer ouvir. E o Brasil é o país do futebol, logo a equação é simples. O público diria simplesmente que não sabia por que os meios de comunicação não abordaram o tema, logo eles não tinham acesso à informação.

Nesse círculo vicioso o povo continua adormecido, a maioria dos veículos de comunicação alienantes, o Corinthians na segunda divisão, os políticos corruptos impunes e o Brasil na merda.

Nenhum comentário: