por Vilauba Herrera
A União Européia decidiu acabar com as sanções impostas a Cuba desde 2003. A entidade afirmou que pretende inicar um diálogo "global e aberto" com a nação da América Central.
Mesmo assim, só poderemos saber se algo realmente irá acontecer, daqui uma ano, pois os governantes europeus exigiram uma " avaliação dos resultados da reaproximação européia a Cuba nos campos político e de direitos humanos."
Sou completamente favorável ao bate papo, conversa, cooperação entre países. Mas a pulga fica atrás da orelha quando as palavras "aberto e global" entram na história. Pois são as palavras mais utilizadas pelos democratas do capitalismo, com suas mega empresas de capital aberto que impulsionam e são impulsionadas pela tal da global...ização, essa que abre cada vez mais, o abismo entre os poucos ricos e os muitos pobres.
Não sei se pela minha ingenuidade, ou asco pela politica estadunidense (é isso ai), ainda acho que o rendez-vous pode trazer bons frutos. Raul Castro espera isso também. Fidel idem.
Espero que nesse ano de avaliações, o assunto Guantânamo esteja em pauta.
Já que é um diálogo aberto e global.
Um comentário:
FOLGADO
Postar um comentário