segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Sistema escroto

por Vilauba Herrera

O capitalismo, o neoliberalismo, em parceria com essa tal de globalização de mercados é de uma calhordice monstro. Como é que um monte de bancos e empresas imobiliárias dos EUA quebram e é a bolsa brasileira que mais cai no mundo???
Daí, nas televisões e rádios encontramos um monte de economistas da FGV, todos com ações na bovespa, arrotando teorias sobre o equlibrio econômico brasileiro e a falta de esperança do empresariado gringo com o pacote rejeitado pelo congresso yanke.
Falta de esperança é o car...., risco país é o caramba, nunca vi um economista que explicasse direito como tudo isso funciona. Não explicam porque é um absurdo. Bolsa de valores é um absurdo. Uma dúzia de multimilionários fica especulando e trocando ações sem produzir um palito de fósforo, sem criar meio emprego e enriquecendo cada vez mais e quando um deles quebra, economias de países mais pobres entram em colapso, outros pedem moratória e o escambau.

E quando uma empresa brasileira fica em alta em Dow Jones, temos que engolir a imprensa canarinho levantando a bola dos geniais empresários.

Festejamos o sucesso de empresas, grupos, pessoas, enquanto a população continua massa....de manobra.

17 comentários:

Unknown disse...

Cara, nunca entendi nada dessas porras de economia e Bolsa! Mas esse seu texto foi mais esclarecedor que qualquer coisa que ouvi ou li dos "especialistas"...

Bruno disse...

Cara, para de escrever besteira!

Você nunca ouviu alguém explicar direito e claramente como funcionam os sistemas monetários porque você nunca quis entender!!!

Agora você ta arrotando um monte de besteira aí no teu blog!

Só pra você então:

O grande interesse de se ter uma bolsa de valores é a possibilidade de FINANCIAR as empresas do país através da venda de parte de seu capital social para investidores, isto é: uma empresa precisa de dinheiro para crescer, mas pegar um financiamento no Banco Safra é caro, a empresa vai pagar 15% de juros ao ano. Então ela se prepara pra fazer uma captação na bolsa. Vende parte das açoes dela para investidores e consegue o dinheiro que precisava para crescer sem pagar os 15% de juros do safra!

Se não fosse a bolsa, muita empresa (talvez até a que você trabalha) ia ser uma empresa mediana...

Nos EUA, sem a bolsa de valores o GOOGLE ia ser uma fabriquinha de software de fundo de quintal com 5 gaiato trabalhando la...

Portanto, colega, antes de escrever um monte de asneira no seu tão amado blog, PENSE!

Teu computador, com o processador Intel ou AMD tem um preço acessivel porque as duas empresas cresceram através de emissão de açoes na bolsa! Teu carro (petrobras, vale, mangels e etc...), tua casa (gerdau), teu telefone (vivo, claro, oi, brasil telecom...), teu tenis (vulcabras), teu chinelo (alpargatas), tuas roupas... Teu salário (bradesco, itau...), tua comida (SLC) tua energia...

Lembre-se, vocÊ naão entende do mercado financeiro porque você não tem interesse em entender!

Melhor sorte nos próximos posts! Talvez se você escrever apenas sobre novela, caras, futebol e etc, o blogueiro tenha mais sucesso!

Abraço

Moreno Bastos disse...

Caro Bruno,

Não sei porque ficou tão ofendido com minhas críticas ao sistema financeiro. Tio Sam é seu pai? Ou vc é mais um dos que queriam ser adotados por ele, mas não foram e estão aqui no Brasilzão véio de guerra.
Apesar da explicação, vc não respondeu a primeirra pergunta que fiz no texto?
Segundo, leia um pouco sobre como se formam os grandes conglomerados industriais, depois volte aqui para comentar. Por causa das empresas que vc reza todo dia que existe o mendigo ali do lado da sua casa, por isso que existe o abismo social entre países, existem guerras e 900 milhões de pessoas famintas e mais um monte de coisinhas chatas que não passam na novela que vc assiste.

ah, eu não tenho carro. Se todos tivessem, você não ia conseguir sair da casa do papai, que deve ser onde vc mora, com o carrinho que ele te deu.

Não esqueça de responder a minha pergunta. Ou peça pro papai.

Bruno disse...

Vamo lá:
a pergunta era: como um monte de bancos e empresas imobiliárias dos EUA quebram e é a bolsa brasileira que mais cai no mundo?

Resposta:
Através do mecanismo da bolsa de valores, investidores estrangeiros (muitos americanos) compram ações das empresas brasileiras por acreditarem que pode ser um bom investimento. Se não fosse por esses investidores, a bolsa, que hoje (em queda) está nos 40 mil pontos (e já esteve nos 70 mil) estaria ainda, se arrastando em 10 mil pontos. Aliás, se não fosse pelos investidores estrangeiros, ainda estaríamos usando 386!
Quando esses investidores passam a acreditar que seu dinheiro não está em um local seguro (AQUI) eles vendem suas ações das empresas brasileiras para investir em "portos seguros" (a mesma coisa que qqer um de nós faria), aplicando, dessa forma em fundos de renda fixa nos EUA. Dessa forma a demanda fica menor que a oferta e o preço das ações caem, puxando o Ibov para baixo! Caindo a bolsa aqui!

Algumas coisas precisam ser esclarecidas:
I) Existiam guerras mesmo antes de existir o conceito de propriedade privada, quem dera o conceito de empresa!
II)Não quero ser adotado por ninguém, sou brasileiro e não acho que a culpa de todos os males está nos outros, muito menos nos EUA.
III)Eu passo aproximadamente 4 horas por dia lendo sobre formação de mercados e empresas, não venha me dizer o que ler ou não.
IV)Existem classes sociais desde o egito antigo, na Índia existiam as castas... Não venha me dizer que a pobreza e o abismo social foi criado pelo capitalismo... Ele já existia, e o capitalismo só incorporou esse aspecto de sistemas anteriores!
V)Não assisto novela, mas isso não faz diferença, pois estamos falando do sistema financeiro.
VI)Voce não tem carro, mas tem computador, usa o google, tem tênis nike, camiseta adidas, faz barba com gilette, usa sabonete da procter&gamble ou da unilever, faz comida com arroz da SLC... isso quer dizer que voce DEPENDE do sistema que tanto critica!
VII)Meu carro foi comprado com o dinheiro do meu trabalho.
VIII)Papai mora a 2500 km de distância, mas isso não é problema, porque a TAM e a GOL, tem voos diários entre as duas cidades, graças à BOVESPA e à NYSE

Não quero te ofender, só quero que leve com você a idéia que antes criticar temos que entender! Só criticar, por criticar não faz sentido!

Moreno Bastos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Moreno Bastos disse...

BRuno
Bom, a resposta não foi satisfatória. Porque as empresas estadunidenses, que tanto você gosta, quebraram ou ameaçaram quebrar lá nos Estados Unidos. isso é fato. Mas o porque derrubou tudo aqui, ainda não foi respondido. Se lá é o porto seguro, porque quebrou?
Segundo, as guerras existem há tempos e o motivo principal também: poder, grana. Se estamos em um sistema capitalista, as guerras por poder e grana aumentam, não é mesmo? Já que o Capitalismo, tadinho, apenas "incorporou", né? E outra, você está ai dizendo sobre a evolução da tecnologia, os carros que você sonha ter, os computadores....Não percebe que enquanto a tecnologia evolui, regredimos em outras questões como liberdade, por exemplo. Os EUA, que vc tanto gosta, acabaram de aprovar uma lei que os autoriza invadir a privacidade (celular, computador, agenda...) de qualquer pessoa que chegar por lá, sem explicação alguma e por tempo indeterminado. Eles criam diariamente brinquedinhos tecnológicos para as pessoas se divertirem e esquecerem de pensar em detalhes, como a própria liberdade, por exemplo, ou a diminuição da desigualdade no mundo. Isso é fácil.
Caro Bruno, não precisamos de novos computadores a cada mês, precisamos resolver problemas muito maiores, como, por exemplo, minimizar a diferença (que só aumenta) entre classes sociais. Coisa antiga e que nem a google, a nike, a adidas,a gilette, a procter&gamble e a unilever, tentaram resolver.
Parabéns pelo seu carro. Você já deve ter equipado bem ele, pois deve ficar bastante tempo nos congestionamentos causados pelo consumo insano de automóveis. Acho melhor não entrarmos no assunto ecologia, efeito estufa, essas coisas. O Sistema financeiro, sua escola, não tem essa matéria.
Eu dependo de muitas coisas, caro Bruno, mas sou crítico o bastante para não louvar e agradecer aos céus pela criação de um desodorante moderno.
Quem veio me dizer sobre o que escrever foi você. Eu escrevo sobre o que quiser, isso é liberdade de expressão, coisa que seus ídolos estadunidenses têm combatido há algumas dezenas de anos (leia um pouco sobre os motivos das invasões estadunidenses, no século 20 e 21. Sabe algo sobre ditaduras na América Latina? Alguma idéia de quem financiou isso?).
Acho que já percebeu que temos visões diferentes de mundo. Poupe o seu tempo, já que disso você entende.

Bruno disse...

Sr. Vilauba, a resposta satisfatória então:
I) As empresas americanas (q não gosto nem desgosto, apenas entendo como funcionam) não são o porto seguro, tanto que a NYSE e a NASDAQ caem tanto quanto aqui! O que é realmente seguro são os títulos da dívida do governo americano (que apesar de ser a maior do mundo, nunca foi NÃO PAGA, como já ocorreu no Brasil). Como não há risco de não pagamento dos títulos da dívida americana estes são sim portos seguros, independendo do desempenho das empresas americanas.
O investidor americano tira o dinheiro dele dos ativos brasileiros, que têm um risco alto, por estarem em um mercado emergente, com uma demanda altamente volátil, em um ambiente relativamente hostil, e investe nos T-Bonds americanos (títulos da divida publica americana). Da mesma forma que eles tiram o dinheiro da bolsa brasileira eles tiram da bolsa americana, da bolsa japonesa, chinesa, coreana e etc...
Devemos lembrar também que os EUA não são a origem de todo mal. Esse processo é imitado por investidores europeus e asiáticos...
Acho que esta questão está resolvida, mas se você precisar de mais explicações é só pedir!
II) Guerras existem desde que os ancestrais do ser humano existem, assista A guerra do fogo. Desde então, sabemos da existência de guerras na Grécia Antiga (Tróia, Peloponeso...) na Roma Antiga (Guerras Púnicas, Macedônicas), na Idade Média (as cruzadas, os mongóis, Duas Rosas, Treze Anos, Cem Anos...) Eu duvido que exista alguma forma de o ser humano conviver sem guerras e com certeza absoluta, não foi o capitalismo que instaurou as guerras no mundo!
III) A evolução da tecnologia: Pense nessa evolução não apenas no carro que você ACHA que eu sonho em ter, mas no avanço da ciência EM GERAL! Um índice muito bom para medir a evolução da tecnologia é a expectativa de vida: Na Grécia antiga, a expectativa de vida do ser humano era de 27 anos, assim como na Roma Antiga. Na América do Norte (antes de Colombo) a expectativa de vida era de 33 anos. No começo do século 20, a expectativa era de 39 anos. Hoje, a expectativa de vida é de 65 anos! Será que a gente não precisa desse avanço tecnológico?
IV) Liberdade: Em Cuba você é proibido de viajar para o exterior, qual é a liberdade disso? Na Coréia do Norte a imprensa serve para aplaudir a ditadura, não existem jornalistas independentes, liberdade de expressão? Aonde está a liberdade que você sonha? Eu concordo que a lei aprovada é ridícula, mas em momento algum eu disse que os EUA estavam certos e muito menos que eu gostava deles!
V) O fácil é criticar tudo e não resolver nada. A organização que eu trabalho é capitalista, mas contribui muito mais para diminuir a desigualdade (pelo menos da região onde atua) através do fomento da educação de pessoas carentes. E a educação tem um poder muito maior para diminuir as disparidades sociais do que uma revolução contra o sistema financeiro internacional!
VI) As necessidades básicas da população: Educação, Saúde, Segurança e etc... devem ser garantidas pelo seu governo, não por empresas privadas. A grande contribuição para a sociedade dessas organizações é ser o mais eficiente possível , gerando cada vez mais empregos, diminuindo a disparidade social. Porque você acha que a proposta do Lula na campanha era criar empregos? Para diminuir essa disparidade.
VII) Não precisa me congratular pelo meu carro, mas com o sistema de transporte publico PESSIMO que o governo me dispõe, acabo por depender do carro para cumprir minhas atividades diárias. A falta de investimentos do governo não é culpa do capitalismo. Em NY grande parte dos executivos dos bancos anda de metro. O problema não é do capitalismo, é das condições precárias do sistema de transporte! Colocar a culpa de todos os males no capitalismo é muito, mas muito fácil mesmo! Qualquer curso de adm. De empresas que se preste, tem uma boa matéria de responsabilidades sociais, que juntamente com uma boa formação de base ajudam a construir o pensamento de um administrador consciente.
VIII) Eu louvo e agradeço a deus pela criação de um antibiótico que não permitiu que minha gripe virasse pneumonia, agradeço pela criação de pílulas anticoncepcionais, tratamentos quimioterápicos e etc... A evolução não é um desodorante moderno, a evolução é o avanço da qualidade de vida, o barateamento dos insumos agrícolas, o aumento da produtividade do campo!!!
IX) Eu peço desculpas por te dizer o que escrever, mas chega a ser lamentável ler uma opinião tão superficial sobre um assunto tão rico e que pode ser tão bem aprofundado. Talvez ouvir RATM, assistir às aulas de história do colégio, assistir Zeitgeist, filmes do Michael Moore e fazer parte de um grupo de iguais não seja suficiente. Eu sei da influencia americana nas ditaduras da América latina (qualquer idiota sabe), eu sei dos reais motivos da entrada americana nas guerras mundiais, Iraque, Honduras, Israel... Mas eu sei também da história da grande USSR, sei do maravilhoso destino de Cuba, sei do paraíso Coreia do Norte, sei da taxa de homicideos em Caracas, sei da liberdade de imprensa na Bolívia, sei do tratamento respeitoso dado aos estrangeiros no equador...
Perder tempo é ouvir aquilo que a gente já sabe! Saber de coisas novas (você está tendo a oportunidade de aprender um pouco sobre o sistema financeiro mundial) é que vale a pena!
Sua revolta é infundada, tive grandes professores na faculdade (pública), de extrema direita, de extrema esquerda e apolíticos que não estão tão revoltados quanto você! Pessoas que entendem muito sobre a história da economia mundial não estão RESMUNGANDO tanto quanto você!
Boa sorte na sua jornada contra tudo!

Moreno Bastos disse...

Brunão,

Porque o país com a maior dívida do mundo ainda não pediu arrego? Porque será, heim? Outra, como um país de mercado emergente deixará de ser emergente, se sempre que o “porto seguro” não segura, os investidores estadunidenses (estadunidenses, porque americano eu tbm sou) retiram a grana daqui? Assim é fácil ser porto seguro. E ainda vem me falar que aqui o ambiente é hostil.
Sobre o mercado financeiro, acho que vc precisa estudar um pouco mais. Suas respostas não são muito completas. Mas com a sua boa memória para marcas e nomes de empresas, pode se tornar um bom gerente de supermercado. Fale com Abilião, um de seus ídolos.
Não, os EUA não são a origem de todo mal, mas eles têm uma boa parcela, viu. procure ai no blog, eu coloquei uma “pequena “ lista de países invadidos pelos EUA, em nome da democracia e da liberdade.
Sobre conviver sem guerras, você eu não, mas eu convico muito bem sem elas. O Brasil, por exemplo, não participa de uma faz um tempo e segue melhorando, como você mesmo disse.
O capitalismo não instaurou as guerras, ele gosta gosta muuuuiiito de guerras. Praticamente não vive sem. principalmente os EUA (maior comerciante legal e ilegal de armas do mundo).
Realmente, o avanço da tecnologia médica é absurdo. Mas mais absurdo é ver algumas dessas industrias médicas conquistando postos nas listas das empresas mais ricas do mundo, em cima do sofrimento dos outros. Essa é uma opinião particular, caro Bruno, lucrar com saúde e alimentação em um mundo de doentes e famintos, é cruel e errado. Vá procurar qual a parcela da população que tem acesso aos medicamentos ultra modernos criados pelas Merck, Novartis, Rhone-Poulenc, Schering, etc (mais alguns nomes para o seu vocabulário multinacional). Aproveite e procure saber algo sobre os testes que eles fazem com suas medicações na África. Acho bom nem falar sobre esse continente destruído pelo seu amado capitalismo. Acho bom você nem tocar nesse assunto, pois até mesmo os líderes que você venera sabem a merda que fizeram e fazem. (veja qual é a expectativa de vida no (Congo, na Somália, Gabão. Já te aviso que lá não é tão atraente como Wall street)
Sobre Cuba, procure saber sobre os seus índices de educação e saúde. Acho que não é novidade que o Brasil até hoje importa vacina de lá. Tá bom para você? Sobre os que fogem para os EUA. Queria ver se o governo estadunidense estabelecesse lei que daria green card para qualquer brasileiro que chegasse por lá. Acho que você, por exemplo, já estaria nos braços do Tio Sam.
E outra, sabia que se você tem um carimbo cubano em seu passaporte brasileiro, você fica proibido de entrar no amado EUA. Isso que é democracia, heim, Brunão? Nem preciso falar do embargo democrático e de Guantânamo, né? Mas procure direito. No programa do João Dória Jr. vc não vai achar.
Acho que vc está equivocado ao dizer para o que serve uma grande empresa. Ela serve para dar lucro ao seu dono. É para isso que ela serve. Não tocamos nesse assunto, mas já coloco minha opinião. 3º setor é uma brincadeira de mal gosto do capitalismo picareta que você acredita.
O que a sua empresa deve fazer é uma esmola perto do que ela lucra em cima de funcionários mal pagos. Não vamos falar de mais valia, né, Bruno, Esse assunto já está batido. (mas ela existe, viu?)
Foram revoluções que mudaram o mundo, caro Bruno. Quem luta contra revoluções são os que estão lá em cima, no poder. Pelo que parece, você não está nesse pequeno grupo. Mas tudo bem, é mais fácil ser o funcionário do mês, mesmo.
Sobre o sistema de transporte. Estude um pouco sobre o lobby das multinacionais de automóveis e saberá porque temos um transporte público tão ruim. Claro que não tiro parte disso da incompetência dos governantes. (já é velho também, mas tente saber porque nosso sistema ferroviário é sucateado)
Sim, o sistema de transporte público ruim é culpa do capitalismo. Não é lucrativo para a ford, volks, fiat, uma São Paulo com muitos metrôs. Lá fora, o sistema de transporte público foi feito e muitas vezes, foi contra o lobby das empresas. Mas aqui temos muitos gênios empresariais que conseguem barrar idéias pró-comunidade. Lógico, misturado com políticos incapazes e corruptos (sabe, existe compra de votos, essas coisas. Sabia disso, né? Advinha quem compra os políticos??)
Me faz dar risada você vir falar sobre o curso de admnistração de empresas, que possui UMA matéria de UM semestre sobre responsabilidades sociais. Por acaso, você não acha bem injusto fazer uma faculdade pública e logo estar em uma empresa privada. Muito consciente, heim, Brunão?

O sistema financeiro é um assunto realmente rico, mas a profundidade não existe. É grana, é lucro e só. O capitalismo já começa mal no nome. Uma sociedade que é movida pelo capital e não pelo desenvolvimento humano e social, está errada, está equivocada. Como já disse, repito, temos visões diferentes de mundo. Eu estou de um lado, você do outro. Mas fique tranquilo, no mundo poucos estão resmungando. Sorte a sua, “garoto otimista”.
obs: vá ler o blog do Soros. Acho que vai gostar mais.

Serjão disse...

"You can fool some people sometimes,
But you can't fool all the people all the time"

Temos dois discursos aqui, um com visão capitalista (Bruno) e outro com visão socialista (Vilauba).
Até aí qual o problema?
Nenhum!!!
Dois sistemas furados que sobrevivem um do outro.
Por que a constante agressão??

Não entendo nada de bolsa de valor, ou até mesmo de economia, é só olhar pro meu saldo no banco, o menos na frete dos numeros comprovam meu talento.
O discurso do Bruno é bom, mas uma raiva, pra que???
Convenhamos que o capitalismo e a bolsa não é tudo isso também. Porque se fosse mesmo, não estaria rezando pro Bush comprar o banco daqueles mesmos senhores que Tom Wolfe criou em "Fogueira das Vaidades".

O blog eu acredito que é um espaço para qualquer um mostrar suas idéias, certas ou erradas. São apenas idéias.
A internet está aí...
Bruno, crie um blog e fale sobre tudo isso, seu texto é bom.

Sr Vilauba, se não acontecer a polêmica não vale, gosto desse seu sentimento social-rap-ista...

PAZ

Bruno disse...

i)O país com a maior divida do mundo não “pediu arrego” porque não precisa pedir! Cidadãos de todo o mundo estão, neste exato momento comprando títulos da dívida americana (fomentando a dívida) para fugir do risco! Os EUA pagam os juros da dívida para todos os investidores SEMPRE! Coisa que outros países não fazem, ou não fizeram em alguma época de sua história (Como a Argentina que declarou a moratória, refutando o pagamento dos títulos!). A dívida americana representa uma parte de seu PIB e seu valor é flutuante, pois desde o tratado de Bretton-Woods, as dívidas de todos os países do mundo foram anexadas em dólar, portanto, eles têm o controle do valor de sua própria dívida, o que não é ruim, já que isso garante o pagamento dos juros para cidadãos como eu, ou você, caso resolvamos fugir da crise e financiar o governo americano. Por isso lá é considerado o porto seguro.
Detalhe: 75% do débito dos EUA são com instituições internas, isto é: FED, Fundos de pensões americanos, fundos de pensões privados, mutual funds, estados e governos locais, bancos comerciais, companhias de seguros, entre outros. Isto é, eles deve muito menos pro Brasil, por exemplo, do que o Brasil deve pra eles. Não convida dívida pública com dívida externa!
ii)Um país emergente pode deixar de ser emergente da mesma forma como a Coréia do Sul fez. O fato do país ser emergente ou não, não depende apenas de sua relação com os EUA, mas depende muito de suas políticas internas d desenvolvimento de educação, saneamento, tecnologia, saúde, pesquisa, solidez financeira e etc... O ambiente no Brasil é hostil sim. A inflação passou a ser controlada faz muito pouco tempo, a política de investimentos do governo é falha, o governo é falho os riscos são muito maiores aqui do que nos países “desenvolvidos”
iii)Com relação ao mercado financeiro: Se você não entende, como você pode julgar se minhas respostas são completas ou não? Eu realmente tenho que estudar sempre! Um pouco mais não, muito mais! Existem livros de grandes autores (damodaran, grinblatt, copeland...)que estão aí explicando em 500, 600 páginas como o mercado financeiro funciona, e você quer que eu te de respostas completas num blog, em alguns parágrafos!!!! Faz-me rir! A propósito, se você quiser entender um pouco mais sobre o que está escrevendo, você pode comparecer aos encontros semanais (os quais sou convidado de honra) de debate de Finanças corporativas e mercados financeiros. Me mande um email que eu te passo o endereço!
iv)minha capacidade de memorizar marcas e nomes de empresas não é tão boa quanto a tua capacidade de falar bobagem!
v)Se for necessário serei sim, gerente de supermercado. Trabalharei com vontade, sem teu preconceito velado. Porém, só por enquanto, sou sócio de um dos maiores bancos de investimentos do Brasil, eu não consigo acumular dois cargos que demandam tanto trabalho. Abilião não é meu ídolo, mas é uma grande figura. Tenho admiração pelo trabalho que ele realiza. Mas nada disso vem ao caso, pois a sua estratégia é velha conhecida dos debates. Quando uma parte fica sem argumentos para debater, ela tenta descredenciar a outra parte! Meu caro, vamos debater as idéias ao invés de você ficar tentando descobrir o que eu sou ou não. A medida que seus argumentos vão terminando você passa a tentar diminuir a capacidade do seu interlocutor! Você não sabe quem eu sou!
vi) os comunistas são bem entendidos de genocídios, torturas, deportações em massa, prisões, campos de concentração, entre outros... Aliás, eles não somente ganham nesses quesitos, como também ganham no de misérias: raramente um sistema matou tanto de fome populações inteiras como as chamadas “economias planificadas”! Na Rússia foram quase dez milhões; na China, trinta milhões; na Coréia do Norte, dois milhões. E em termos proporcionais, mataram mais gente do que a peste: só no Camboja, 25% da população foi exterminada. Parabens pelo teu sisteminha modelo!
Um pouco antes da guerra civil espanhola, os comunistas, anarquistas e nacionalistas da esquerda queimavam conventos e igrejas centenárias, destruíam o patrimônio histórico, estupravam freiras e católicas leigas, fuzilavam padres, assassinavam políticos de direita e instalavam polícias políticas no mesmo modelo da Tcheka soviética. Barcelona foi o palco das piores investidas do “terror vermelho” e quando Franco tomou a cidade, milhares de catalães saíram às ruas, eufóricos, com a expulsão dos comunistas.
Antes de dizer q os EUA são os mauzinhos, vá ler sobre as ditaduras comunistas na Africa (que tanto sofre por causa do capitalismo, né?), na Europa oriental, na China e etc...
Genocídios comunistas: Afeganistão, 228 mil vítimas – Camboja, 2,5 Milhões – China, 61 Milhões – Cuba, 73 mil – Coréia do Norte, 1,6 Milhões – USSR, 35 Milhões – Iugoslávia, 1,5 Milhões – Romênia, 500 mil. Os comunistas realmente não gostam de guerras, como os americanos... GOSTAM DE MASSACRES!!!
vii)o capitalismo não vive sem guerras, quem viveu? Quem viverá? Vamos sonhar!
viii)opinião particular: as empresas não lucram por que alguém DEIXA de comprar os produtos dela... mas sim porque alguém COMPRA os produtos dela... Quanto mais gente consumindo melhor! Portanto ninguém lucra com os famintos, mas lucram com os que comem! Os doentes e famintos sempre existiram, e as empresas estão criando medicamentos e alimentos para que eles deixem de ser doentes e famintos.
ix)As empresas farmacêuticas fazem testes em pessoas na Africa e ao redor do mundo. Inclusive no Brasil! Qual era a parcela da população que tinha acesso aos mesmos medicamentos 100 anos atrás (antes de o capitalismo evoluir)?
x) Quem destruiu a Africa foi o Capitalismo! Não foram os conflitos étnicos causados pelo processo que se originou lá com as navegações portuguesas, na metade do século XV!!! Que culpa alguém que trabalha em Wall Street tem se 500 anos atrás existia o trafico de escravos? Que culpa o banqueiro tem da conferência de Berlim? Que culpa tem o Abilião de 100 anos atrás uns babacas resolverem colocar diferentes etnias nos mesmos países? O capitalismo não é perfeito, os EUA patrocinam muita coisa que eu não concordo, mas NADA É TÃO RUIM QUE NÃO TENHA UM LADO BOM. E NADA É TÃO BOM QUE NÃO TENHA UM LADO RUIM! Você deve ser novo, vai aprender isso ainda!
xi)Sobre Cuba: sei que seus índices de educação e saúde são altos. Porém não foi esse o fato que abordei no meu texto! Seja mais coerente! Cuba não é um exemplo de liberdade... você reclamou que os EUA estão diminuindo sua liberdade, pois eu disse que os Cubanos não tem acesso à internet, não tem direito a ter opinião viajar e etc... Tua liberdade é maior no sistema capitalista! TE GARANTO! Agradeço às vacinas de Cuba, que foram pagas (com dinheiro capitalista) ehehehehe...
xii)Por ter cidadania Italiana, posso morar na Europa ou até mesmo nos Estados Unidos, mas estou bem aqui, obrigado!
xiii)Vamos facilitar as coisas... não assisto muita televisão... portanto, apesar de saber quem é João Dória Jr. não assisto tal programa. Mais uma vez você tenta tirar o crédito da pessoa com quem você está dialogando – um recurso usado por quem não tem mais argumentos (como dito acima)
xiv)por ter estudado adm. De empresas, acredito que saiba um pouco mais que você sobre os principais objetivos das empresas... dar lucro é pequeno, uma empresa de sucesso gera valor, não só para seus acionista, mas para a comunidade. Porque você acha que existem guerras fiscais no Brasil para trazer grandes empresas para diferentes estados? Porque empresas melhora as comunidades em que estão instaladas!
xv)funcionários mal pagos, bem pagos? Quem paga bem seus funcionários? Pelo menos os nosso comem... ao contrario dos funcionários do regime socialista da USSR que faziam fila por um pedaço de pão!
xvi)mais fácil que ser o funcionário do mês é não fazer nada pq é “contra o sistema”!
xvii)Quem mais investe em ferrovias hoje em dia? Guess what? Uma empresa! ALL America Latina Logística!!!! O que o governo nunca fez, a empresa fez! Se o sistema de transporte publico ruim é culpa do capitalismo, pq Barcelona, Seattle, Vancouver entre outros capitalistas tem sistemas TAO eficientes? Em compensação o sistema de transporte de CUBA é composto por latas velhas que poluem 15 vezes mais que um caminhão! O sistema de transporte de Xangai (ex socialista) é um colapso! O transporte da antiga USSR era o melhor do mundo (acho que nunca li ou ouvi isso, NE?) a ta... Eram as empresas soviéticas fazendo lobby!
xviii) Nem vou te perguntar quantas cadeiras de responsabilidade social você teve no seu curso.
Existe profundidade no sistema financeiro para quem entende. Quem não entende não enxerga nem a ponta do sistema! A GRANA, O LUCRO (só) faz as coisas acontecerem! Já que você odeia tudo isso, viva sem grana! Va trabalhar de graça pro governo(coisa que eu já fiz muito!). Ou melhor, vá pra Coréia do Norte! Lá sim o comunismo é seguido a regra!!!!
Sua “rebeldia” era bonitinha 30 anos atrás... hoje em dia é feio ver alguém tão superficial! Já te disse, e te direi novamente: Nada é tão bom que não tenha defeitos, nem tão ruim que não tenha qualidades!
O sistema que você sonha não existe! Nem vai existir!
Serjão, o que estou tentando demonstrar pro nosso colega, é que o capitalismo tem sim seus furos, mas o comunismo já foi testado e deu errado! Agora é tarde! Não adianta reclamar de tudo e não fazer nada!!! O Capitalismo não depende do comunismo pra nada! O Comunismo é retrogrado, velho, ultrapassado!
O problema é que não existem donos de banco como os “fogueira das vaidades” todos somos donos... eu sou dono, existem milhares de sócios minoritários!!!
Mas como o Vilauba disse, ele quer a liberdade de opinião, por isso me mando ir para o Blog do Soros... porque ele acha que a liberdade deve ser entre os iguais! Diferentes não merecem expor suas idéias!!!
Abraços!

Bruno disse...

Aliás, nem preciso dizer que teu veículo de comunicação (INTERNET) foi criado pelo maléfico exercito americano quando desenvolveu a ARPANET!!!! Depois, foi desenvolvido pelo centro EUROPEU de pesquisa nucleares com a world wide web (Meu Deus, os capitalistas???)...
Parabéns, você critica os desenvolvedores de seu prórpio meio de expressão!
Que tal você vivesse na USSR e ao publicar um folhetim contra o sistema, entrasse um exercito na tua casa e te pedisse GENTILMENTE para parar de publicar tuas ideias?
Boa sorte na tua jornada!

Serjão disse...

Deixa pá lá o que te falei que o "convidado de honra" escreve bem.

Não consegui chegar na terceira linha do que ele escreveu, puta trecho chato.
ainda bem que você tem dinheiro, assim você não tem que convencer as pessoas com suas ideias, pode conseguir conquistando pelos dinheiro, que você sabe como ganhar.

Assim é a vida.
Quem tem dinheiro compra. ponto final.
Isso daqui tá mais chato que música do Marcelo Camelo...

Moreno Bastos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Moreno Bastos disse...

Brunão ou senhor Bruno.

Como ressaltei em algum dos meus comentários, estamos em lados opostos. Você é o capitalista (dono, chefe, patrão), eu sou funcionário. Você é o explorador e eu o explorado. Não pensamos igual, ainda bem. Por que se os funcionários pensassem como os patrões, a escravidão existiria com mais força (sim, ela ainda existe)

Você não sabe sobre liberdade de expressão, nem educação.
Como disse Serjão, quem tem dinheiro, não precisa disso, né?

Vai conferir o Ibovespa, rapaz!

[de lima] disse...

salve rapaziada,

demorei pra postar aqui meu comentário, porque precisei analisar com propriedade a 'questã'.

muita gente inteligente, comentários e colocações concisas, apesar das desavenças. cada um, como bem lembrou serjones, defende ponto de vistas diferente.

e ouso dizer mais. que o nosso querido banqueiro bruno explica o sistema capitalista e combate um ideal diferente do socialismo de vilauba. nada a ver com o comunismo das ditaduras*.

[que mesmo assim são mais legítimas que as ditaduras da moda, por exemplo, estimulada pelo capitalismo, centrado no consumo]

a discussão não está colocando em questão dois sistemas econômicos [comunistas versus capitalistas]. por isso bruno abusou das estatísticas e conhecimentos técnicos para dar uma de bonzão.

começou agressivo [debati com ana] e se tornou arrogante ao longo dos comentários. escreveu coisas pertinentes, mas também não conseguiu perceber o lado humano que vilauba herrera pretendia demonstrar com seus questionamentos.

jogando somente em cima do antagonismos dos sistemas econômicos, com estatísticas, a porção 'banqueira' do bruno falou mais alto que o amor dele pelas pessoas que ele gosta, pela natureza, pelo bem estar do próximo, do pobre, enfim, do socialismo, da divisão. da repartição.

talvez o caro bruno nem pense isso, não estou julgando ninguém. mas o banqueiro também pode ser um cara legal. achei que a discussão perdeu a mão. foi para o lado pessoal.

os argumentos de bruno sobre a necessidade de vilauba herrera de utilizar determinados produtos feitos pela indústria do consumo, na minha modesta opinião, é rasteiro.

todos precisam do que o capitalismo gera. e isso não impede de criticar o sistema. tem razão de tratá-lo como escroto*. não faz bem ao ser humano. não é social, não pensa no pobre. apenas em maneiras de sugá-lo*.

poucas maneiras são possíveis para escapar do capitalismo. e mesmo assim não é pra qualquer um.

se formos analisar sistema por sistema, claro que o doutor bruno sairá ganhando sempre*. ainda mais porque fica bravo e começa a despejar suas informações colhidas todos os dias em seus estudos*. com méritos.

vai sempre vencer, brunão, fica tranqüilo. porque quem conta a história é quem está na crista. como é o capiltalismo que manda hoje, claro que o comunismo será pior, matou mais e tal*. já passou. o que o capitalismo matou será computado apenas quando o sistema cair. porque não dá pra negar, caro bruno, que o capitalismo mata bastante. diz ai?

então, por eu ser da linha que defende o ser humano, e achar que todos os bancos têm de cair mesmo, que o sistema socialista-humano-carinhoso-amoroso-prazeroso-divertido-saudável-respeitoso-etc. deve mesmo imperar, acho que você entrou no lugar errado.

você é um grande babaca*. um tradicional babacão, que fica arrotando conhecimento para diminuir, com ironia fina, as conquistas alheias*.

você é tão mané que nem um espaço pra debater idéias você consegue manter. se já tem um, manda o link pra gente. não se esconda não. não monte na sua arrogância que aqui é tudo na humildade.

até sugiro um nome para o seu futuro espaço: 'house organ', o que acha? Ou 'lobby', de tênis.

e então darei uma sugestão cômica, não leve a mal: vai chupar o pau do pato donald, rapaz! se encontrar o mickey mouse, aproveite para ficar de quatro.

não leve a mal, não leve a mal. é só um roteiro breve. fica bravo não. uma brincadeira. é real de neguinho, como diria de leve.

aquele[abraço]

* na minha modesta opinião

Andrei Bonamin disse...

como pode o peixe vivo viver fora da agua fria?

CARLOS SHERMAN disse...

Bruno, meus respeitos, não só pela aula mas pela paciência... Falta estudar, até mesmo para entenderem que as ideias que seguem cegamente, com ato de fé, vem de velhas falácias, a citar: a Doutrina da Tabula Rasa - John Locke, adaptada por Rousseu e canibalizada por Marx em seu Manifesto, "o homem é produto do meio"; a Doutrina do Bom Selvagem - captaneada outra vez por Rousseau, e adaptada na atualidade para a boa minoria, e os bons marxistas, e que serve a toda sorte de anti-capitalismo, anti-ocidentalismo, anti-civilização, anti-globalização; a Doutrina do Fantasma na Máquina - que confere a todo esta teologia social um aspecto metafísico, e ainda acreditam em alma povoando máquinas cerebrais... Pode parecer desconectado com o a assunto mais não é, esta é a santíssima trindade 'sociologista'... E por aí vai... Belo trabalho Bruno... Um forte abraço...