terça-feira, 2 de setembro de 2008

Seu João e a famigerada Justiça (das neves)

por Vilauba Herrera


"Ele é um monstro, tem duas filhas, mas não quero que passe pela mesma situação que eu. Só quero que a justiça seja feita.'' - João Florentino Gomide, setembro de 2000.

Amanhã, quando abrir os jornais, seu João terá mais um dia de frustração em sua vida, que já dura quase 70 anos. Mas se ele possui um computador, a frustração chegou hoje mesmo.
Isso porque neste dia 2 de setembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) diminui a pena do jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves, que matou a ex-namorada e filha de João, Sandra Gomide, de 18 para 15 anos. Além disso, o STJ manteve recurso que mantém Pimenta Neves passar todo o processo em liberdade, até em eventuais recursos judiciais.

A decisão do STJ ocorreu durante recurso especial pedido por Pimenta Neves, que na época era diretor de redação do ESTADÃO, para anular o julgamento que o condenou a 19 anos, em 2006.

Ainda não vi coisa alguma na TV sobre o caso. Duvido que os Datenas da vida irão levantar a voz em defesa do seu João e sua família. Vamos aguardar o que os periódicos de amanhã.

A Justiça que seu João pediu e não conseguiu é representada por estes nomes:

Ministra Maria Thereza de Assis Moura: votou pela manutenção do julgamento, porém, pediu a diminuição da pena, levando em conta a "confissão espontânea" de Pimenta Neves. A ministra considerou exagerada um dos argumentos usados na pena original, de que o assassinato de Sandra causou um grande trauma à sua família.

Desembargadora Jane Silva: votou pela redução da pena para 14 anos
Ministro Nilson Naves: também votou pela redução para 14 anos
Ministros Paulo Galocci e Og Fernandes: "Mais justos", pela redução para 16 anos

Nenhum comentário: