terça-feira, 24 de julho de 2007

Ensino Virtual

Por Vilauba Herrera

A novidade das universidades brasileiras é o quase velho Second Life, a comunidade virtual, em que as pessoas tentam ser o que não conseguem aqui. Tradicionais e não tradicionais academias abriram suas sedes no mundo "internético": Mackenzie, Anhembi-Morumbi são as pioneiras.
Nada estranho, já que estas Universidades são particulares e, pelo menos, na superfície, gozam de boa renda e lucros exorbitantes, com suas gordas mensalidades. A faculdade presbiteriana, por exemplo, não pára de ampliar seus tentáculos. A sede está localizada em um quarteirão de Higienópolis, mas já está também na rua da Consolação.

Mas ai que vem a piada. A Universidade de São Paulo, a celebrada USP, recém saída de uma grande crise, que culminou em ocupação por estudantes, greve e o escambau, também pretende ter sua sede no Second Life.

Engraçado, né? A maior universidade da América Latina está sucateada por anos de Governo FHC/LULA , mas pretende realizar ensino à distância pela comunidade virtual. Será que lá os professores receberão aumento? Os laboratórios serão de última geração? Os alunos vão matar as aulas jogando Fifa Soccer?

A PUC São Paulo, inundada por dívidas que acarretou uma série de demissões de professores também vai para o Second Life. Ah, e eles prometem corrigir as lições na mesma hora. Que beleza, heim?

Um comentário:

[de lima] disse...

será mais uma chance pra USP tentar no plano virtual um espaço que vem perdendo a cada governo na vida física. maior palhaçada.