quarta-feira, 18 de julho de 2007

Não falta só grooving

por Vilauba Herrera

"Mesmo sem ter o grooving, a pista poderá operar normalmente. O grooving começa a ser feito em 30 dias no período da madrugada, para não prejudicar a operação. Para fazer ranhuras, é preciso esperar o tempo de cura do pavimento. Isso já estava previsto no cornograma e já foi acordado com o Ministério Público", disse o superintendente da regional sudeste da Infraero, Edgar Brandão Filho, no dia 29/6/07.

No dia 16/7/07, uma avião da companhia Pantanal, derrapou na pista principal e sem grooving do Aeroporto de Congonhas.

Os ginásios, arenas e estádios do Pan-Americano do Rio de Janeiro continuam cheios. Dizem que é um sucesso de público. Por que eles são brasileiros com muito orgulho e com muito amor.
Hoje, dia 18/7/07, um dia após o maior desastre aéreo do país, as homenagens são feitas com pedaços de pano preto amarrados aos uniformes amarelos. A bandeira da pátria ferida também está de luto. Mas quando a câmera da globo te fima, enquanto boceja na partida de softbol, você grita, pula, faz caras e caretas e manda beijos para sua família e amigos, ao melhor estilo BBB.

Quando a Justiça proibiu pousos e decolagens de alguns modelos de avião, em Congonhas, entre janeiro e fevereiro deste ano, as empresas aéreas (TAM, Gol, Ocean Air ...) forçaram o fim da liminar, para não perder clientes e os lucros.

Quando a pista principal de Congonhas foi interditada para reformas, a imprensa preferiu manter uma cobertura high society e deu enfoque nas filas e atrasos causados pelas obras na pista do aeroporto mais movimentado do Brasil.

Em nenhum momento, a grande imprensa procurou mostrar algum especialista para que ele explicasse a importância de um trabalho bem feito nas pistas de Congonhas. A cobertura foi feita para mostrar a revolta da classe média e da elite brasileira, nervosa por ter que esperar horas para viajar ao nordeste, ou passar férias em Paris.

A Infraero gastou cerca de R$ 189 milhões na reforma do aeroporto de Congonhas, que agora possui muito mais vagas para os carros, mais salas de embarque e desembarque e conforto para os usuários. A reforma foi feita em meio a discussão sobre a possibilidade de tirar o aeroporto da área central da cidade. Custaria mais mesmo.

O presidente Lula pediu uma investigação rigorosa e rápida para saber as causas do acidente com o Airbus A 320 da TAM. Não me lembro de Lula ter pedido rigor na reforma das pistas do aeroporto. Nenhuma medida concreta foi tomada desde o acidente com o avião da Gol, no fim do ano passado. Na verdade, os problemas foram desmascarados com aquela tragédia.

Lula mantém a cultura brasileira de só resolver o problema, quando a tragédia acontece. Nessa questão, nem após os acidentes, ele resolveu. Lula não consegue manter o país da mesma forma que pegou. Mas gaba-se por ter aumentado o poder de compra dos cidadãos. Poder entrar em crediários mais vezes não transforma um país para melhor. Os banqueiros (corruptos), empresários (corruptos), políticos (corruptos) sabem disso e comemoram.

Os estádios de futebol não enchem mais. O carnaval daqui a pouco perde a graça. A classe média um dia deixa de ser média e vai para as ruas junto com o povo, que também deixará de ser médio.

Não será para comemorar...

Nenhum comentário: