sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Taxis amarelos e ônibus coloridos


Como em São Paulo, o metro de Kolkata tem os chãos bem mais limpos que a rua. Mas não como na capital paulista, o bilhete é barato: 4 rúpias, o que deve dar uns 1,5 centavos de reais. Longe do metro, caminhei pela esplanada, que me lembrou Brasília, de verdade. Entre grandes campos de grama seca e árvores, o forte William, que era coração militar da Inglaterra na India e hoje é o quartel general do exército indiano. 


Nas avenidas largas cortam a esplanada, grupos de taxis amarelos Ambassador e os ônibus coloridos Ashok Leylam e Tata. No parque Maidan, fontes, lagos e chafarizes, rodeados por vendedores. Nos gramados, jovens treinam críquete com suas roupas brancas.


Comi pelas ruas. Guardei por algum tempo os copos de chai feitos de barro, descartáveis. Me empanturrei de samosa. Kachori, noodles, Paratha, frutas, cereiais, pequenos salgados. A quantidade de comida nas ruas é impressionante. Uma do lado da outra, com seus fogões toscos de metal e carvão, as lonas coloridas, as panelas amassadas. fiquei pensando no quanto perdem os viajantes que seguem as regras dos guias de viagens. A mensagem é clara. Se está escrito guia, não é para segui-lo.


Enquanto bebiamos e fumávamos em um dos pátios do Paragon, um filhote de gato amarelo brincava com um camundongo, que desesperado, corria de um lado para o outro, trombando nos nossos pés e se escondendo nos vasos de plantas murchas. Em um pequeno vaso na mureta da sacada, uma muda de erva ganhava força. Na hora de dormir, o barulho tentador da metrópole, com seus berros, risadas, música e buzinas em dezenas de planos e tons.

2 comentários:

Paola disse...

É ainda a India que você vinha (vi)vendo?

ratos....

e a limpeza das panelas, comidas, etc nas ruas?

Anônimo disse...

O tipo de limpeza é homogêneo em toda India. Quase inexistente, em relação aos nossos padrões. Dizem que os ashrams e templos fazem comida mais limpa, já que tem toda a coisa espiritual, de respeito ao corpo (o sagrado).
Nas ruas, eles têm uns galões de água para limpeza. E umas bacias. Voce acaba de usar e joga na bacia com água. Depois eles lavam e usam e reutilizam a mesma água e assim vai. E ali no chão. Eles usam o chão pra quase tudo. Não existe esse negócio de o chão é sujo e só serve para pôr os pés.